Se é um verdadeiro amante de chocolate, então sabe que nem todo o chocolate é criado de igual forma. Desde o chocolate mais barato, produzido em massa, a confecções artesanais, o mundo do chocolate é vasto e variado. E no topo desta hierarquia está o chocolate grand cru.
Mas o que é exactamente o chocolate de grand cru?
No mundo do vinho, o termo “grand cru” refere-se à classificação mais elevada de vinho de uma região específica. Denota um vinho de excepcional qualidade e carácter, elaborado a partir das melhores uvas, cultivadas nas melhores vinhas. O termo “grand cru” é também utilizado no mundo do chocolate, mas é um pouco mais difícil de definir.
No mundo do chocolate, o termo “grand cru” é geralmente utilizado para descrever chocolate de origem única feito a partir de grãos de cacau que vêm de uma região ou plantação específica. Diz-se que estas sementes de cacau têm características de sabor únicas e excepcionais e são muito procuradas pelos fabricantes de chocolate.
O chocolate Grand Cru é feito a partir das melhores sementes de cacau que foram cuidadosamente seleccionadas e misturadas para criar chocolate com uma profundidade e complexidade de sabor sem paralelo. No entanto, não se trata apenas do sabor – também ostenta uma textura excepcionalmente suave e um equilíbrio perfeito de doçura e amargura. É o tipo de chocolate que se derrete na boca e deixa que se queira mais.
O que distingue o Grand Cru de outros chocolates de alta qualidade?
Antes de mais nada, são as próprias sementes de cacau. O sabor do chocolate é largamente determinado pelo tipo de grãos de cacau utilizados, bem como pela forma como são cultivados, colhidos e processados. As favas de cacau Grand Cru são geralmente consideradas como as melhores das melhores e são apreciadas pelas suas características de sabor únicas e excepcionais.
Outro factor que distingue o chocolate Grand Cru é o nível de cuidado e atenção que se dedica à sua produção. Muitos fabricantes artesanais de chocolate orgulham-se do seu ofício e fazem grandes esforços para assegurar que cada passo do processo de fabrico do chocolate seja feito com o maior cuidado e precisão. Desde a selecção das melhores sementes de cacau até ao controlo cuidadoso da temperatura e humidade durante o processo de conchagem (que dá ao chocolate a sua textura suave), cada detalhe é cuidadosamente considerado.
Mas não se trata apenas do sabor e do processo de produção. Parte do apelo do chocolate grand cru é o prestígio que vem com a satisfação de um tratamento tão luxuoso. Quando se saboreia um pedaço de grand cru, não se está apenas a comer chocolate – está-se a participar numa tradição de apreciação do chocolate já há muito honrada.
É claro que toda esta experiência não sai barata. O Grand Cru é geralmente mais caro que a sua barra de chocolate média, mas na nossa opinião, vale cada centavo. Afinal de contas, a vida é demasiado curta para se comer chocolate de qualidade inferior.
E quanto ao impacto ambiental do chocolate Grand Cru?
A produção de chocolate tem a reputação de ser prejudicial para o meio ambiente e de contribuir para a desflorestação. No entanto, muitos produtores de chocolate grand cru estão a fazer um esforço para serem mais sustentáveis e éticos nas suas práticas.
Ao escolher o grand cru de empresas que dão prioridade à sustentabilidade, pode deliciar-se com a sua guloseima favorita, sem culpa. É uma situação vantajosa para todos – não só se pode desfrutar de chocolate delicioso e de alta qualidade, como também se pode sentir bem em apoiar práticas ambientalmente conscientes.
Por isso, aí tem – um guia completo do chocolate Grand Cru. Esperamos tê-lo convencido a experimentar este luxo. E lembre-se, quando se trata de chocolate, não se contente com nada menos do que o melhor. Ofereça-se a um pedaço de grand cru e prove a diferença por si mesmo.
Onde o pode encontrar?
Muitos fabricantes artesanais e lojas de especialidades de chocolate transportam uma selecção de chocolate grand cru, e está também a tornar-se mais amplamente disponível online. No entanto, é importante fazer a sua pesquisa e certificar-se de que está a conseguir o verdadeiro negócio. Há muitos fabricantes de chocolate que afirmam produzir “grand cru”, mas que podem não cumprir os padrões de qualidade e exclusividade que o termo implica.
Uma forma de garantir que está a conseguir o verdadeiro negócio é procurar chocolate que seja certificado por uma organização como a Organização Internacional do Cacau (ICCO) ou a Rainforest Alliance. Estas organizações estabeleceram normas de sustentabilidade e práticas éticas na indústria do cacau, e a certificação é um sinal de que um fabricante de chocolate está a cumprir estas normas.
Outra forma de encontrar um grande cruzeiro de alta qualidade é procurar fabricantes de chocolate que sejam transparentes quanto ao seu abastecimento e processos de produção. Muitos fabricantes artesanais de chocolate orgulham-se do cuidado e atenção que dedicam ao seu ofício, e têm o prazer de partilhar informações sobre de onde vêm as suas sementes de cacau e como é feito o seu chocolate.
Por isso, se estiver pronto para se entregar ao melhor chocolate que o dinheiro pode comprar, experimente o Grand Cru. Não ficará desapontado. Feliz degustação de chocolate!
O Vinte Vinte é um chocolate reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e multi premiado pelo seu sabor e processo de fabrico. Experimente-o e aproveite também para conhecer o Museu do Chocolate.